PEDRA MOLE* ESTAÇÃO DAS ARTES
*PATRIMÔNIO CULTURAL DE IPATINGA DESDE 1996
Realizando atividades artísticas e culturais, o projeto torna a Estação Pedra Mole um espaço democrático de memória e integração da arte e cultura para o público de todas as idades e camadas sociais do Vale do Aço. Por meio de ações artísticas como visitas teatralizadas, oficinas e outras atividades, buscamos fomentar e valorizar este patrimônio cultural, além dos outros existentes em Ipatinga.
O projeto é realizado com patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
RETRATOS DE TREM
Espetáculo concebido para as visitas guiadas narra as memórias e vivências das pessoas que viviam em torno da construção da Estação Ferroviária de Pedra Mole, primeira estação do Vale do Aço.
Em volta da linha férrea, um povoado se formou com a chegada de forasteiros, sonhadores e apaixonados pelo progresso. O encontro entre os que chegaram no trem e os que já habitavam essa região cuidando da terra, trabalhando nas carvoarias, explorando as matas, vivendo do rio, culminou em amores, negócios, grandes amizades e, sobretudo, memórias que, depois de quase um século, estavam se apagando como um retrato antigo que perde suas figuras com o tempo.
FICHA TÉCNICA:
Direção de produção: Marilda Lyra
Direção cênica e produção executiva: Claudinei de Souza
Assistente de produção: Rodolfo Bello
Texto: Claudinei de Souza, Daniela Alves e Mari Antonacci
Elenco: Bárbara Pavione, Cláudio Oliver, Daniela Alves, Luís Yuner e Mari Antonacci
Cenografia: Claudinei de Souza
Figurinos: Claudinei de Souza, Daniela Alves, Jaine Campos, Lívia Garcia e Mari Antonacci
Cenotécnico: Robson Firmino e Luciano Soares
Técnico de sonorização: Yonatan Cupertino
Costureira: Marli Dutra
Registro fotográfico: Gustavo Lyra
Assessoria de imprensa: Silvania Pereira
Monitores: Fernanda Campolina, Lívia Garcia e Marizia Edite
Ministrante do workshop Encontro com a Memória: Leila Cunha
Filmagem e edição de vídeos: Equipe 1
Projeto gráfico: Café c/ Design
ESTAÇÃO PEDRA MOLE
HISTÓRIA PRESERVADA
Tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural de Ipatinga, em 30 de setembro de 1996, por meio do Decreto nº 3.575, as Ruínas da Estação Pedra Mole foram restauradas em 2019, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Usiminas e o Ministério Público de Minas Gerais, com a aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico de Ipatinga – COMPHAI.
Da antiga estação, podem ser vistas as ruínas da fundação original: uma parede transversal ao fundo, as bases de alguns cômodos e uma escada de acesso. O projeto de restauro foi feito a partir dessas ruínas e manteve os aspectos construtivos das estações da época, associados a elementos construtivos modernos. Uma fachada foi recriada, cobrindo todo o complexo, para envolver e proteger o bem, ao mesmo tempo, em que permite os visitantes imaginar como funcionava uma estação de trem naquela época.