FTI: FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE IPATINGA
Em edições anteriores, realizadas de forma presencial, o FTI movimentou o cenário artístico do Vale do Aço com diversas atrações de qualidade, reunindo um grande público. A primeira edição, realizada em 2008 contou com o total de 1 oficina, 24 espetáculos e debates. Prestigiaram o festival cinco companhias da região, 10 de outros lugares de Minas Gerais, 6 do Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo e 1 apresentação internacional, na Cidade do México. O publico reunido foi de 11.213 pessoas.
Na segunda edição, realizada em 2011, participaram o total de 12 espetáculos, privilegiando-se a pesquisa de linguagens e o diálogo com novas mídias. Participaram desta edição 2 espetáculos como convidados da capital mineira, além de 10 espetáculos selecionados, sendo 1 de Governador Valadares e 9 do Vale do Aço. O público contabilizado nesta edição do festival foi de 3.866 pessoas.
Na terceira edição, que levou o nome de “Conectados”, foi realizado um processo de seleção por meio de edital que recebeu cerca de 200 inscrições vindas de várias partes do país. Foram selecionados 10 espetáculos das cidades de João Pessoa (Paraíba), Itajaí (Santa Catarina), Itapira (São Paulo), Mossoró (Rio Grande do Norte), Curitiba (Paraná), Belo Horizonte, Uberlândia, Timóteo e Ipatinga (Minas Gerais).
Dentre os trabalhos selecionados está “Vau da Sarapalha”, com o Piolin Grupo de Teatro, que vem da Paraíba. O espetáculo, que estreou em 1992, fez carreira internacional e foi apresentado em mais de 40 cidades e é considerada ainda hoje uma das montagens mais importantes do teatro brasileiro.
CONVIDADOS
O Boca de Cena, anfitrião do FTI, abriu as apresentações com o espetáculo Os Cegos, última montagem grupo, em comemoração aos 37 anos de atividades comemorados em 2020. Dirigido por Márcio Abreu, com desenho de som de Felipe Storino e assistência de direção de Claudinei de Souza, a montagem foi feita em formato digital e reúne um elenco de 12 atores de várias cidades brasileiras.
Como convidada especial, o FTI recebeu a Companhia Brasileira de Teatro de Curitiba, com o espetáculo Preto. A montagem reúne no elenco Cássia Damasceno, Felipe Soares, Nadja Naira, Renata Sorrah, Rodrigo Bolsan, Rafael Bacelar e Grace Passô, que também assina a dramaturgia, junto com Márcio Abreu e Nadja Naira.
A iniciativa foi realizada utilizando os recursos da Lei Federal 14.017 – Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais.
Alguns espetáculos que compuseram a programação estão disponíveis no canal do Grupo Boca de Cena no Youtube.